Por que deve ver os melhores filmes de Woody Allen?

Depois do Irrational Man (2015), Woody Allen retorna ao cinema com Cafe Society. O filme retrata a expansão da sociedade e cinema americano nos anos 20 e é uma crítica feroz todo esse mundo tão superficial. Nos EUA, que foi lançado dia 12 de agosto e já está viajando ao redor do mundo. Mas por que continuar a ver os seus novos filmes? Será que eles não esgotaram os melhores filmes de Woody Allen?

Eu não tinha mais de vinte anos quando ouvi sobre este novaiorquino. Enquanto muitos viam os filmes mais recentes de um diretor que faz o que quer, outros dizem que o cinema de Allen não morreu.

Então, depois de ver alguns filmes e series bons mas sem muita reflexão decidi ver mais de seus filmes (na Amazon você pode encontrar muitos dvds dele). Cheguei à conclusão de que, digam o que digam, com Allen é possível aprender muito sobre a vida. Portanto, você precisa ver os melhores filmes de Woody Allen.

Por que assistir os melhores filmes de Woody Allen

Resultado de imagen de woody allen

Sabemos que é difícil acertar sempre que produz filmes uma vez ao ano, como no caso de Woody Allen. Mas como ele mesmo disse, “Não sirvo para a vida, só valho para a arte e para entreter as pessoas.”

O  excêntrico escritor e ator tem feito grandes obras-primas, sem as quais seria difícil compreender o mundo de hoje. Quem brinca mais que ele sobre o significado da vida ou da morte?

Por outro lado, nos melhores filmes de Woody Allen, você pode ver alusões a grandes pensadores como Sócrates, Freud, Nietzsche … O melhor de tudo é que ele não faz como se fosse um grande erudito intelectual, mas de uma maneira simples e abrangente, como se fosse um cidadão mais de New York que se sente mais perto do cinema europeu.

Outra coisa que me fascina dos melhores filmes de Woody Allen é como ele retrata de cada cidade onde a roda as filmagens. Allen presta homenagem a Nova York, Londres, Paris, Roma, Barcelona … Em cada filme, se redescobre a beleza de uma cidade e faz você querer pegar o primeiro avião e para ficar umas noites e se perder nessas ruas que aparecem.

Ou se não as trilhas sonoras próprio de um conhecedor de jazz: Nina Simone, Marilyn Monroe, Louis Armstrong, Fred Astaire, Benny Goodman …. No itunes, você tem uma lista de artistas de jazz com certeza que eu recomendaria Woody Allen.

Embora, sem dúvida, o que mais me uniu aos melhores filmes de Woody Allen são suas cenas de amor impossível. Eles podem ser resumida em uma frase: “Como você quer que eu te esqueça, se quando eu começo a esquecer me esqueço de esquecer e começo a lembrar”.

Portanto, eu coloquei meus quatro filmes favoritos de Woody Allen e os motivos pelos quais você tem que ver: Annie Hall, Match Point, Rádio Dias e Meia-Noite em Paris.

Annie Hall (1977)

Eu vi esse filme quando eu tinha acabado de terminar uma relação e adorei. Ele ganhou quatro Oscars e traçou o estilo que marcaria Allen em suas produções posteriores. É a história de amor-ou desamor- de um ator cômico (Woody Allen), que atende Annie Hall (Diane Keaton) no meio das ruas de Nova York.

Assim como Manhattan (1979), Annie Hall É uma ode ao amor e à rompimentos. Uma das frases que eu tenho guardada  na cabeça é do último monólogo que Allen diz na locução da última cena:

“E eu me lembrei da velha piada. Que o cara que vai a um psiquiatra e diz: “Doutor, meu irmão é louco, ele acha que é uma galinha.” E o médico diz: “Por que você não o coloca em um hospício?” E o cara diz: ‘Eu o faria, mas eu preciso dos ovos para isso. ” Bem, isso é mais ou menos o que penso sobre as relações humanas, sabe? – elas são totalmente irracionais, loucas e absurdas mas, suponho que continuamos mantendo-as porque na maioria das vezes nos faltam os ovos. ”

Alguns anos atrás, o sindicato de roteiristas americanos escolheu o roteiro de Annie Hall como o mais divertido de todos os tempos. Garanto que quem assiste vira fã de Allen.

Aqui deixo uma das minhas cenas favoritas do filme. Woody Allen retrata o que dois estranhos pensam em um de seus primeiros encontros. Tudo isso acrescenta-se e faz com que Annie Hall seja um dos melhores filmes de Woody Allen. Sem desperdício:

Match Point (2005)

Mudança  de cenário, de geração de atores e até mesmo de estilo. En Match Point, uma vez que será anos depois Blue Jasmine (2013) ou Irrational Men, Woody Allen está na retaguarda.

Ele mostra uma história dramática, que acontece no meio das ruas de Londres, onde jogam o azar e a paixão um papel muito importante. Scarlet Johansson e Jonathan Rhys Meyers interpretam dois amantes que vivem uma aventura escondida com um fim trágico. Eles são surpreendentes.

Por outro lado, a banda sonora reúne uma ópera requintada. Mesmo eu tendo crescido em uma geração que cresceu distante de música clássica, eu estava fascinada.

A cena inicial e final a converteram em um dos melhores filmes de Woody Allen. Eles começam da mesma maneira: “As pessoas têm medo de reconhecer que grande parte da vida depende da sorte. Assusta pensar que um monte de coisas escapam do nosso controle “. Aqui está toda a introdução:

Radio Days (1987)

Voltamos para a típica comédia autobiográfica onde se caracterizam os melhores filmes de Woody Allen. Em Radio Days, o diretor retrata a infância de um menino judeu de 10 anos, sobre o surgimento do rádio como meio de comunicação nos anos 40.

As memórias desta criança tímida que ama “The Masked Avenger”, as meninas e ouvir  o rádio pode ser facilmente ligado com o diretor. Na verdade, graças a esses tipos de filmes, você vai conhecendo a Allen, que só sabe falar sobre si mesmo e vai traçando com ele para explicar uma confiança difícil.

Junto a Every One Says I love You (1996) – um musical feito pelo diretor – Eu acho que é uma das melhores trilhas sonoras de toda a história do cinema: Glenn Miller, Frank Sinatra, Cole Porter … Você não pode não conhecer, mas eu acredito que vai acabar gostando se você ver o filme.

Midnight in Paris (2011)

Desta vez, a noite de Paris é onde ocorre a história. Um escritor frustrado (Owen Wilson) viaja para a cidade do amor com sua noiva (Michael Adams) e seus sogros antes do casamento. Uma noite, em uma caminhada a luz do luar, o protagonista vai, sem saber como, a Paris dos anos 20.

Com Midnight in Paris entra uma vontade irresistível de viajar para Paris (e mais se você tirar proveito com os descontos que TripAdvisor oferece). Além disso você conhece mais profundamente sobre a cultura francesa: pintores, escritores, poetas, artistas que frequentavam os bairros boêmios da cidade e que elevaram ao seu máximo a capital francesa.

Allen move neste filme com reflexões sobre a nostalgia. Para ele, pensar que qualquer tempo passado foi melhor é apenas uma desculpa para não enfrentar a sua realidade. Para lhe dar uma ideia, deixo uma das melhores partes do filme. Ernest Hemingway diz o protagonista seus pensamentos sobre o amor:

Resultado de imagen de woody allen midnight in paris

Aqui está a minha lista dos melhores filmes de Woody Allen. Dê-lhe uma chance. Estou convencido de que você vai adorar. Após estes quatro filmes, fiquei encantada em comprei uma camiseta com o rosto de Woody Allen desenhado. Estes podem ser um dos melhores presentes que você dar para um amigo cinéfilo.